Caso do "santo" de Guadalupe no programa Milenio Tres de la Cadena SER espanhola

  • Uba Budo no coração
    Message 1 of 3 , May 16, 2011
      Cadena SER Programa Milenio Tres 14/05/2011

      Programa dedicado a São Tomé - Caso do fenómeno do "santo" de Guadalupe
      Com um correspondente in situ, Paulo Villarrubia, desde Guadalupe (Lobata)
      Audio em:
    • Xavier
      Message 2 of 3 , May 24, 2011
        Meus caros e caras,

        Estos dias, depois de assistir aos programas e jornalistas do espaço "Milenio Tres" da Cadena SER espanhola, recuperei a leitura do livro (póstumo) do antropólogo Paulo Valverde, "Máscara, mato e morte..." (2000), que entre outras coisas faz um análise do papel dos curandeiros nas tradições e na sociedade são-tomense. Acho que esse livro, escrito em primeira pessoa, é um banco incomensurável de datos sobre este tipo de ritos e um elemento preciso para començar a entender alguns acontecimentos, e as estreitas ligações entre essas figuras e outras manifestações culturais, como o Txilolí. Acho que é um referente não apenas da cultura e dos ritos das ilhas, senão toda uma pauta metodológica.

        Alguem de vocês conhece ou liou este livro? Que acham dele a gente do país?

        Um grande abraço,

        Xavier

        --- In saotome@..., Uba Budo no coração <ubabudo@...> wrote:

> [...]
        > Com um correspondente in situ, Paulo Villarrubia, desde Guadalupe (Lobata)

      • Jaime Duarte
        Message 3 of 3 , May 24, 2011

          Caro Xavier,

          Não conheci pessoalmente o antropólogo Paulo Vilaverde mas li e tenho comigo o livro “Máscara, mato e morte em São Tomé e Príncipe”, feito a partir de uma compilação dos escritos que ele nos deixou, após a sua morte precoce e trágica.

          Penso que este livro é um contributo importante para entender e respeitar melhor a sociedade são-tomense e a cultura do seu povo naquilo que ele tem de mais genuíno e mais profundo. Porque a geografia, a economia e a história não conseguem explicar tudo. Creio que os mistérios são-tomenses (e eles são muitos) constituem uma parte do encanto deste povo e ajudam a compreendê-lo. O mais difícil de ver é invisível aos nossos olhos. Mas, em São Tomé e Príncipe, esse é o lado mais saboroso e mais rico. Infelizmente, muitos dos turistas e até dos jornalistas que visitam as ilhas fixam-se apenas no visível (a paisagem, as fotos) mas passam ao lado da realidade humana, muito ao lado dos valores e dos sentires dos habitantes. Passam provavelmente ao lado da sua maior riqueza. E os são-tomenses só mostram o que querem e para alguns.

          Um abraço forte a ti, Xavier, meu amigo. Poucos como tu são sensíveis a esta realidade que é única mas não é fácil de apreender. Eu sou também apenas um curioso.

          Jaime T. Duarte

          Enviada: terça-feira, 24 de Maio de 2011 18:34
          Para: saotome@...
          Assunto: [São Tomé e Príncipe] Re: Caso do "santo" de Guadalupe no programa Milenio Tres de la Cadena SER espanhola

          href="http://www.cadenaser.com/cultura/audios/milenio-sao-tome-principe/csrcsrpor/20110515csrcsrcul_6/Aes/">http://www.cadenaser.com/cultura/audios/milenio-sao-tome-principe/csrcsrpor/20110515csrcsrcul_6/Aes/